A saúde é uma área que está em constante expansão, pois todas as pessoas precisam de assistência médica e clínica desde o momento em que nascem. Com o avanço da tecnologia então, a tendência é que a demanda por profissionais dessa área continue aumentando constantemente. Se você está pensando em prestar vestibular e iniciar um dos cursos da área da saúde, saiba que existem muitas opções! A medicina é a mais conhecida, e por isso a mais concorrida também. Portanto, caso seu sonho seja trabalhar diretamente no cuidado dos pacientes, vamos lhe mostrar as inúmeras opções que você pode optar. Siga a leitura e conheça os benefícios de cada uma.
Cursos tecnólogos na área da saúde
Hoje no Brasil existem cerca de nove cursos tecnólogos regulamentados pelo MEC na área da saúde. A vantagem destes cursos é a rapidez com que você se forma, o preço da mensalidade, que costuma ser bem inferior ao preço de cursos de nível superior, e a crescente procura por este tipo de profissional. Além, claro, da concorrência para entrar nestes cursos, que costuma ser bem inferior que outros cursos como medicina e enfermagem, por exemplo. Vejamos as nove opções de cursos interessantes para você escolher:
- Biotecnologia
- Ciência dos Alimentos
- Drenagem e Irrigação
- Estética e Cosmetologia
- Gestão Desportiva e de Lazer
- Gestão Hospitalar
- Oftalmológica
- Radiologia
- Sistemas Biomédicos
Bacharelados e Licenciaturas: ótimos cursos da área da saúde
Os cursos de bacharelado da área da saúde são cursos voltados para a prática da profissão em consultórios, clínicas, hospitais e no atendimento direto ao paciente. Já as licenciaturas são voltadas para a docência, ou seja, quem faz uma licenciatura em determinada área, está se capacitando para dar aulas sobre aquele conteúdo. Entretanto, quem cursa bacharelado em alguma área da saúde, pode se especializar no futuro e dar aulas sobre o assunto em faculdades e universidades.
Atualmente há cerca de 25 cursos entre bacharelados e licenciaturas na área da saúde. Abaixo veremos a lista destes cursos, para que você possa explorar e encontrar algum que lhe interesse mais ou que você perceba que possui mais afinidade. Observe que alguns cursos possuem tanto a versão em licenciatura, quanto a versão em bacharelado. Porém, mesmo que você opte pela licenciatura, para dar aulas para o nível superior você ainda precisará fazer antes uma pós graduação. A licenciatura te capacitará para dar aulas para o ensino fundamental e para o ensino médio. Vejamos então a lista de cursos na área da saúde:
- Biologia (licenciatura e bacharelado)
- Biologia marinha
- Biomedicina
- Botânica
- Ciências Agrárias
- Ciências Ambientais
- Ciências Biológicas
- Ciências da Saúde
- Ciências do Meio Aquático
- Ecologia
- Educação física (licenciatura e bacharelado)
- Enfermagem
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gerontologia
- Medicina
- Medicina veterinária
- Microbiologia e Imunologia
- Naturologia
- Neurociência
- Nutrição
- Odontologia
- Quiropraxia
- Saúde Coletiva
- Terapia ocupacional
- Zootecnia
Cursos da área da saúde que valem mais a pena
Vimos que opções de cursos na área da saúde não faltam, não é? Mas, afinal, quais destes cursos valem mais a pena? A resposta para esta pergunta é: depende! Depende dos critério usados para qualificar o curso. Para que possamos fazer uma análise de quais valem mais a pena, usaremos o critério de salário do profissional e demanda do mercado de trabalho para estas profissões.
Enfermagem
A enfermagem é um curso da área da saúde tão importante quando a medicina! Não há internação hospitalar sem que hajam enfermeiros trabalhando na equipe.

Farmácia
Você já deve ter reparado que o uso de fármacos está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e que o número de farmácias têm aumentado nos últimos anos. Porém, você sabia que cada farmácia precisa ter pelo menos um farmacêutico? Isso torna este profissional indispensável e esta uma opção muito interessante dentre os cursos da área da saúde.
Nutrição
Uma das pandemias que o mundo todo está vivendo é a obesidade e doenças causadas pela má qualidade da alimentação. Por isso, com esse novo estilo de vida, onde as pessoas estão tendo de comer cada vez alimentos mais processados, a tendência é que elas precisem de ajuda de um nutricionista para conseguirem seguir uma dieta saudável.
Fisioterapia
Poucas pessoas sabem, mas o profissional fisioterapeuta possui diversos ramos de atuação. Um desses ramos é a fisioterapia geriátrica. Esta especialidade será cada vez mais requisitada, pois a expectativa de vida da população está aumentando e as pessoas precisarão desta terapia para manter a qualidade de vida.
Outro ramo da fisioterapia que é pouco divulgado é a fisioterapia de reabilitação neurológica. Entretanto, é um ramo extremamente lucrativo, pois, enquanto uma sessão de fisioterapia convencional custa no máximo R$ 40, a sessão da fisioterapia neurológica custa em torno de R$200. Além disso, os planos de saúde são obrigados a pagar o valor requerido pelo profissional quando solicitado via judicial.
Odontologia
Odontologia também é um dos cursos da área da saúde muito interessante, pois além da população estar vivendo mais, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência. E, como os dentes são super importantes para a estética, o profissional dentista possui muita demanda neste sentido.
Psicologia
O ritmo de vida das pessoas está muito mais acelerado e estressante do era há cerca de meia década atrás. Isso acarreta uma série de problemas psicológicos e acaba fazendo com que a população precise de um psicólogo, para desabafar suas questões emocionais e encontrar um ouvinte preocupado com o que está sendo dito.
Terapia Ocupacional
Pesquisas demonstram que o número de pessoas diagnosticadas com autismo está aumentando com o decorrer dos anos. Apesar da ciência ainda não saber a origem desta condição e não haver uma cura, existe tratamento. Assim, o terapeuta ocupacional, que é um profissional importantíssimo para o tratamentos desta e de outras condições neurológicas, tende a ser cada vez mais requerido. Inclusive, já é um profissional escasso hoje!
Fonoaudiologia
Assim como o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, o fonoaudiólogo é um profissional indispensável no tratamento de diversas condições neurológicas.
Gerontologia
Como já foi citado, a expectativa de vida da população está aumentando cada vez mais. Por isso, o gerontólogo, que é o profissional que cuida do idoso, é um dos profissionais que será disputado num futuro bem próximo.
Biomedicina
Por fim, o biomédico é um profissional muito importante para o ramo médico, pois é através dele que são realizados os exames laboratoriais para diagnóstico de diversas doenças. Portanto, esta também é uma ótima opção dentre os cursos da área da saúde.
Qual dos cursos da área da saúde te agradou mais?
Agora que você já conhece a importância de todos estes profissionais para a população, basta escolher com qual deles você se identifica mais. Boa sorte na sua jornada de estudo!