Como se concentrar para estudar em casa? 6 dicas preciosas

Estudar em casa pode ser um grande desafio se você não tiver muita concentração. Isso vale principalmente se você mora com outras pessoas ou possui vizinhos barulhentos. Pois, por mais que você consiga vencer a falta de motivação e começar a estudar, fica difícil manter o foco se houver interrupções e barulho de outras pessoas. Outra dificuldade que você pode enfrentar é a necessidade constante que as pessoas sentem em ficar mexendo no seu celular. Alias, se você não souber se controlar em relação às notificações, é recomendado que você desligue o celular ou deixe-o no silencioso enquanto estuda. Mas, então, com tantos empecilhos, como se concentrar para estudar? Sabemos que realmente não é fácil, porém com estas dicas valiosas que iremos te passar, você conseguirá estudar em casa com efetividade.

Dicas infalíveis para se concentrar e estudar em casa

Sabemos que só o fato de você estar procurando saber técnicas para estudar em casa, já é um indício de que você quer ou precisa aprender. Então aqui vão dicas valiosas para que você consiga vencer os obstáculos e estudar em casa sem tanto sofrimento.

Crie um ritual antes de estudar

Sabemos que a metade do esforço que precisamos fazer para se concentrar e para estudar em casa efetivamente é: começar! Então é muito importante que você não espere o ânimo chegar para levantar da cama, largar o celular e colocar as mãos na massa. Uma forma muito interessante de não precisar esperar ter vontade para estudar é criar uma rotina e cumpri-la sem pensar muito. Para isso, escolha um horário do dia em que você se comprometerá a estudar e quando estiver chegando perto deste horário, comece a ir se preparando, tanto físico, quanto psicologicamente.

Respeite seu relógio biológico

O horário que você escolher para estudar precisa estar de acordo com o seu relógio biológico. Não adianta de nada você prometer para si mesmo que vai acordar todos os dias às 05:00 da manhã para estudar, se você é uma pessoa noturna ou só vai acordar de verdade lá pelas 11:00 da manhã. Portanto, escolha o horário em que você costuma estar mais disposto.

Aprenda a se concentrar e estudar em casa com barulho

Se na sua casa existe um local reservado para estudar, maravilha, procure estudar nele, ali será bem mais fácil de se concentrar. Entretanto, se você não possui esse ambiente disponível na sua casa, crie estratégias para vencer as distrações e barulhos dos outros integrantes da casa. Um fone de ouvido com uma música boa para estudar é uma ótima estratégia. Outra saída muito interessante é um abafador de ruídos, portanto, se você tiver condições de adquirir um, será um ótimo investimento. Outra dica: procure ouvir no fone de ouvido somente músicas que você não sabe cantar, por isso, músicas em outros idiomas são as ideias.

Evite a internet

A internet pode ser sua maior aliada ou a sua pior inimiga na hora de se concentrar para estudar. Isso dependerá de como você irá usá-la. Se você usar apenas para fazer pesquisas relacionadas ao tema que você está estudando, será excelente. Porém, se você deixar que as inúmeras distrações que a internet proporciona tirem o seu foco, você não irá conseguir o nível de concentração que precisa para absorver os conteúdos.

Tenha hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis são primordiais para quem está aprendendo qualquer coisa. Isso porque nosso cérebro funciona em modo de reserva de energia quando o corpo está passando por algum tipo de estresse. Por isso, procure evitar alimentos processados, bebidas alcoólicas e refrigerantes; tome cuidado com o excesso de café, para não ter o efeito rebote e faça exercícios físicos regularmente. Os exercício físicos ajudarão muito na fixação do conteúdo, pois liberam bons hormônios e ajudam o corpo todo a relaxar.

Faça pausas programadas

O ideal é que você não deixe de estudar nos horários programados, para ao invés disso fazer somente as atividades que lhe tragam prazer. Mas, calma, você não precisa se privar completamente destas atividades, como celular, alimentos gostosos e as músicas que você adora. Faça combinados com você mesmo e a cada certo intervalo de tempo, faça pausas agradáveis, se permitindo fazer tais atividades durante um certo período de tempo. Você pode fazer assim: 50 minutos estudando e 10 minutos descansando. Essa pausa ajudará você a voltar mais motivado e a solidificar o conteúdo na sua memória.

E aí, já sabe como se concentrar para estudar?

Agora que você já conheceu as dicas de como se concentrar para estudar em casa, comece a testá-las e vá adaptando sua rotina de estudo conforme sua necessidade. É muito importante que você cumpra a rotina que você programou e não invente desculpas para furar esta programação. Se algum dia você não estiver bem, você pode você sentar e revisar o que já aprendeu ou estudar um conteúdo mais leve.

Mas não deixe de fazer o seu ritual e de cumprir com a rotina, pois se você fizer isso uma vez, será difícil entrar no ritmo novamente. O mesmo vale para as pausas, mesmo não tendo vontade de voltar ao estudo após a pausa, se esforce para cumprir à risca! Com o tempo se tornará automático e você já não precisará mais fazer tanto esforço para voltar.