Curso para corretor de imóveis: 5 passos para seguir a carreira

E você está pensando em mudar de profissão e está pensando em se tornar um corretor de imóveis, sabia que esta profissão é excelente! Pois, além de você ser seu próprio chefe e fazer o seu próprio horário, você recebe muito bem por cada venda efetuada! E, se você é do tipo de pessoa que gosta de estar sempre em convívio social, então essa profissão é realmente para você. Porém, para poder começar a trabalhar, você precisa primeiro fazer um curso para corretor de imóveis.

A legislação proíbe o exercício desta atividade sem o curso e a inscrição no conselho regional de corretores de imóveis, o CRECI. Portanto, o primeiro passo para ser um dos profissionais mais bem pagos da atualidade, você precisa escolher qual curso irá fazer e em qual instituição. Sim, é isso mesmo, existe mais de um tipo de curso que possibilita o exercício da profissão. Não sabe por onde começar? Não se preocupe, vamos te contar tudo que você precisa saber.

Passo 1: Escolher o curso para corretor de imóveis que você irá fazer

Existem diversos cursos que possibilitam que você possa fazer sua inscrição no CRECI e começar a trabalhar como corretor de imóveis. O curso mais rápido de todos costuma ser o curso Técnico em Transações Imobiliárias. Você pode cursar as aulas de forma virtual e ir até a instituição somente para fazer as provas e comprovar seus conhecimentos.

Caso você já tenha uma certa bagagem de conhecimento sobre o assunto ou pretende começar a trabalhar o mais rápido possível, o técnico é uma ótima opção! Porém, se você deseja se aprofundar mais sobre os conteúdos ou pretende aproveitar seu desejo de estudar para obter um diploma de nível superior, então você pode cursar o Tecnólogo em Ciências Imobiliárias ou o curso de Gestão de Negócios Imobiliários.

Passo 2: Estudar!

Após escolhido o curso que você pretende cursar, você deve escolher onde cursar. Como citado acima, existem instituições que oferecem o curso à distância. Durante a pandemia até as provas estão ocorrendo de forma virtual. Mas, também existem instituições que oferecem o curso de forma presencial. Portanto, mais uma vez você precisa entender qual é o seu principal objetivo e saber como você aprende melhor.

Outro fator importante é o custo. As escolas possuem valores diferentes, então é interessante que você pesquise bem antes de se matricular e compare orçamentos. O investimento dos cursos à distância costumam ser inferiores. Se você deseja pagar menos, é uma boa opção. Depois de escolher o curso e a instituição, é o momento de efetuar sua matrícula e começar a estudar!

Passo 3: Estágio

Tanto os cursos técnicos, quanto os técnólogos possuem a obrigatoriedade do estágio curricular para o aluno poder concluir o curso. Esse estágio pode ser iniciado ainda durante o curso, então depois de cursar as disciplinas mais importantes, você já pode começar seu estágio.

Durante o estágio você já pode solicitar a carteirinha temporária do CRECI , como estagiário. Porém, fique atento às atividades que o estagiário não pode fazer, como vender ou atender cliente sozinho, por exemplo. O estágio serve para você aprender, então aproveite para observar o que os corretores de imóveis mais experientes têm para lhe ensinar.

Passo 4: Inscrição no CRECI

Somente depois de concluído o curso de corretor de imóveis é que você poderá solicitar sua carteirinha definitiva no CRECI e finalmente começar a trabalhar. Para isso, você deve reunir a documentação exigida pelo CRECI da sua região, como CRECI SC, por exemplo, e protocolar o seu pedido. A lista da documentação necessária geralmente está no site da instituição e, depois de reunidos os documentos, eles podem ser entregues presencialmente ou enviados por e-mail.

Mesmo depois de protocolar seu pedido de ingresso no CRECI, você ainda não pode começar a trabalhar, sob o risco de não poder receber a carteirinha. Portanto, vale a pena ter paciência e aguardar o momento certo de iniciar os trabalhos, para não colocar em risco sua futura profissão.

Passo 5: Registro no CRECI

Depois de ter feito o curso de corretor de imóveis, se inscrito no CRECI e aguardado alguns meses, finalmente o CRECI aprovará o seu ingresso. E eles agendarão uma reunião de solenidade para oficialização. No dia da solenidade você receberá o número oficia do seu CRECI e pode, ou não, receber a carteirinha no mesmo dia. Mas a partir deste dia você já poderá começar a trabalhar.

Depois de obter essa autorização você pode começar a agenciar imóveis, atender os clientes, trabalhar com vendas e com alugueis. Mas, não acaba por aí! Corretor de Imóveis é uma profissão que exige estudo constante. Você deverá estar sempre se atualizando e fazendo cursos para se qualificar.

A vida do corretor de imóveis

Depois de ser autorizado a trabalhar, você precisará ir atrás dos seus clientes. Uma forma de fazer isso é trabalhar em uma imobiliária que já possui uma carteira de clientes e disponibiliza aos corretores associados um certo número de leads. Se o mercado estiver aquecido, esse número pode ser suficiente. Caso não for, você deverá conquistar novos clientes.

Para encontrar novos clientes, você poderá usufruir das ferramentas que a internet proporciona, como as redes sociais, sites de anúncios ou as plataformas de captação de clientes, como Viva Real e ZAP. As plataformas de captação não são gratuitas, porém costumam atrair um público mais certeiro. É interessante também que você faça cursos de marketing digital e técnicas de vendas, para obter sucesso garantido na profissão.