Gestão do tempo e produtividade: 9 dicas para estudar melhor

É muito comum de se ouvir que atualmente ninguém tem tempo para nada, não é mesmo? Se você é um estudante então, dificilmente você nunca acumulou inúmeros conteúdos atrasados e se sentiu sufocado de coisas pendentes. Essa é uma realidade muito comum para todos os profissionais e estudantes. Para evitar este tipo de situação, é necessário ter uma boa gestão do tempo e produtividade. Mas como fazer isso? Essa é uma dúvida muito pertinente e é justamente isso que viemos te ensinar hoje. Continue a leitura e conheça algumas técnicas muito efetivas para gerir seu tempo e fazer o seu dia muito mais produtivo.

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo é o termo usado para descrever o uso do tempo de forma consciente, afim de aproveitar o máximo possível todas as horas do seu dia para o seu próprio benefício. A gestão do tempo serve para otimizar tarefas, fazer o seu tempo render mais e tornar seu dia mais produtivo. O bom uso do tempo também auxilia na questão emocional, pois ao organizar bem suas atividades, você consegue prever se irá dar conta de tudo e o que precisa fazer para que isso ocorra.

Dicas de gestão do tempo e produtividade

Pensando em lhe ajudar a usar melhor o seu tempo, trouxemos hoje algumas dicas muito interessantes para quem está estudando e precisa de uma ajudinha para dar conta de tudo!

Organização

Comece fazendo uma lista de tudo que você tem para fazer, com a quantidade de tempo que cada tarefa leva e distribua essas tarefas entre os períodos de tempo que você tem disponível. Isso lhe ajudará a perceber quanto tempo tem para cada coisa e se for possível e necessário, você pode abrir mão de alguma tarefa menor importante para poder concluir as demais. Organize essas atividades em sua agenda e siga à risca seu planejamento. Essa é a base para ter uma boa gestão de tempo e obter produtividade.

Evite distrações

Quando você for sentar para estudar, organize primeiro seu ambiente de estudo. Pode parecer que será uma perda de tempo, mas se você não organizar, pode perder muito mais tempo se distraindo com a bagunça ou com os objetos que estarão constantemente chamando sua atenção. Também é muito importante que você deixe o celular no silencioso ou desligue ele quando for começar a estudar. Isso evitará perdas de tempo em redes sociais, como Instagram, Facebook ou WhatsApp, que roubam seus valiosos minutos.

Priorize para conquistar gestão de tempo e produtividade

Comece sempre fazendo o que você precisa concluir com mais urgência. Assim, você evitará ficar ansioso e se sentindo pressionado pelo excesso de demandas. Caso haja mais de uma tarefa com o mesmo nível de urgência, procure fazer primeiro as que levam menos tempo para serem concluídas. Isso fará você se sentir motivado e elevará seu ânimo, fazendo com que você acelere seu rendimento.

Faça uma coisa de cada vez

Quando estamos cheios de tarefas para fazer, a tendência é que queiramos fazer tudo ao mesmo tempo. Entretanto, esta não é uma boa estratégia, pois geralmente quem faz muitas coisas ao mesmo, tempo acaba não produzindo efetivamente em nenhuma delas.

Tarefas que demandam espera

Se existir alguma tarefa que você vai precisar esperar a resposta de outra pessoa para dar continuidade à atividade, então priorize esta tarefa. Pois, caso contrário você pode deixar para fazê-la muito tarde e acabar atrasando sua finalização. E isso acabará atrapalhando sua produtividade e também sua gestão de tempo.

Evite a procrastinação

A inimiga número um do tempo é a procrastinação! O tempo que você perde ao ir deixando suas tarefas para depois, é um tempo precioso que se vai e que não volta mais. Além, claro, de causar muita ansiedade no procrastinador. Portanto, quando você tiver uma tarefa por ser feita, faça-a logo e descanse depois.

Faça pausas

Essa dica também pode parecer uma perda de tempo para muitos, porém ela é uma grande aliada do estudante. Isso porque ao ficar muita horas estudando, você começa a perder o interesse no conteúdo e acaba atrasando seu rendimento. Vale mais a pena fazer uma pausa de dez minutos para recuperar o ânimo, do que ficar uma hora estudando e não sair do chão.

Faça check lists

Check lists são muito bons para ajudar na gestão do tempo e ajudam muito na produtividade, pois além de eles ficarem te lembrando das tarefas, eles causam uma sensação boa de dever cumprido, quando são resolvidos, alimentando positivamente seu ânimo.

Use ferramentas que facilitem sua visualização

Se você está resolvendo exercícios e lendo o conteúdo na mesma tela do computador ou celular, por exemplo, isso pode fazer você perder tempo trocando de uma tela para outra. Então, organize uma maneira de não precisar ficar fazendo essa transição de telas. Você pode fazer isso imprimido as listas, fazendo as anotações em seu caderno, usando duas telas ou usando dois dispositivos ao mesmo tempo.

E aí, pronto para começar a estudar com gestão do tempo e produtividade?

Com essas dicas você provavelmente já estará pronto para usar muito melhor o seu tempo e fazer com que sua rotina de estudos se torne mais produtiva. Lembre que a motivação é muito importante para o rendimento dos seus estudos, mas que você não pode esperar o ânimo chegar para começar seus estudos. É muito importante que você siga seu planejamento com rigor, pois desta forma, o ânimo virá naturalmente com o passar do tempo. Espero que estas dicas lhe ajudem a estudar melhor e de forma mais efetiva.