Gestor público: Entenda um pouco mais sobre a profissão!

gestor público

O gestor público é uma profissão que está conquistando bastante espaço no mercado de trabalho, devido sua importância. No entanto, muitas pessoas se perguntam, o que faz um gestor público? Quais são suas responsabilidades?

O termo gestão refere-se às atividades que precisam seguir uma rotina, com atendimento aos prazos previamente estabelecidos, manutenção, melhorias entre outros. A gestão é aplicável tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

E como estamos falando de gestão pública, indica a necessidade de gerir atividades para que o serviço público cumpra as atividades necessárias para aquele setor, área ou empresa pública entregue seu produto e/ou serviço.

Como ser um gestor público? Saiba tudo sobre a carreira https://vaidebolsa.com.br/administracao-publica/

O que é gestão pública?

O gestor público realiza operações gerenciais das instituições públicas. Na prática, a gestão pública visa melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelos órgãos públicos. Os gestores interpretam as políticas públicas para implementar serviços públicos de maneira que se espera alcançar os resultados mais desejáveis para os interesses a que servem.

O gestor público pode operar em duas áreas diferentes: a gestão interna e externa das organizações públicas.

Gestão pública interna

Internamente, os gerentes públicos devem entender como gerenciar riscos e mudanças nas respectivas organizações. Isso exige que eles se mantenham informados sobre as condições da sociedade que podem afetar a capacidade de suas organizações funcionarem de maneira ideal.

gestor público

Ao reconhecer esses riscos, os gerentes podem agir de acordo, tomando medidas preventivas para diminuir os riscos identificados e preparando sua equipe para se adaptar à instabilidade que essas condições adversas possam ter na organização.

Gestão pública externa

Externamente, a gestão pública envolve esforços principais para colaborar com grupos privados para apoiar a adoção de políticas públicas. Nessa capacidade, o gestor público trabalha com cidadãos particulares e outras organizações públicas para manter os programas públicos funcionando, da maneira correta.

Para fazer isso, os gestores executam tarefas como coordenar recursos humanos públicos para ajudar em projetos específicos ou ajudar certas comunidades a garantir o financiamento necessário para implementar programas públicos.

Quais são as atividades de um gestor público?

O gestor público tem a responsabilidade de gerir todos os empreendimentos que estão ligados ao poder público, tanto no âmbito municipal, estadual e até mesmo federal. Existem atribuições mais amplas, e outras mais direcionadas, que vai depender exclusivamente da formação profissional.

Dentre as principais atribuições, podemos listar:

  • Garantir a prestação correta de contas aos órgãos controladores públicos;
  • Pesquisar inovações tecnológicas que possam ser utilizadas na melhoria da gestão pública;
  • Desenvolvimento de projetos voltados para as políticas públicas;
  • Controlar o fluxo de contar a pagar e receber;
  • Realizar a gestão das pessoas lotadas no serviço público, no que se refere ao servidor e aos terceirizados;
  • Fazer a gestão orçamentária;
  • Desenvolvimento de ações direcionadas para o marketing;
  • Criação de estratégias para a mobilização social;
  • Desenvolver programas públicos para incentivar o desenvolvimento sustentável.

É importante ressaltar que grande parte dos profissionais que atuam como gestor público, são concursados, e que são concursos com muita disputa, em todos os estados brasileiros. Se o seu objetivo for esse, comece a se preparar, assim que houver a informação da possibilidade do concurso.

Qual é o campo de atuação do gestor público?

O campo de atuação de um gestor público é tão amplo quanto um administrador público, no entanto, existem algumas diferenças, como:

  • Agências públicas;
  • Empresas públicas, como: secretárias e ministérios;
  • Hospitais e clínicas públicas;
  • Centros de esporte e lazer;
  • Controle ambiental;
  • Órgãos de fiscalização público.

São inúmeras as possibilidades de atuação para o gestor público, onde o mais importante é estar de acordo com a formação e o perfil técnico, além das competências necessárias para cada uma das áreas de atuação.

Qual a formação para atuar como um gestor público?

Para se tornar um gestor público, é possível através de dois caminhos, cursando Administração Pública ou Tecnólogo em Gestão Pública. Entenda um pouco mais sobre cada uma das formações.

Graduação em Administração Pública

O curso de bacharelado em Administração Pública é o mais completo para quem deseja se tornar um gestor público. Possui 4 anos de duração e está disponível em mais de 75 faculdades espalhadas pelo Brasil. O curso realiza uma abordagem mais profunda na gestão pública.

O curso possui mais fundamentação e conceitos, que podem ser utilizados em a sua vida profissional, na área da gestão pública.

Tecnólogo em Gestão Pública

Já o Tecnólogo em Gestão Pública, pode ser cursado em 2 anos, ou seja, na metade do tempo do bacharelado, e são direcionados para os estudantes que estão em busca do aprendizado, de uma forma mais efetiva, direcionado para o setor público.

Esse curso já prepara o aluno para ser jogado direto no mercado de trabalho, principalmente se houver um concurso para ser liberado. É a solução perfeita para quem deseja ingressar rapidamente no mercado, e ainda com mais vantagem.

O número de faculdades que possui o curso de tecnólogo disponível é muito maior, são cerca de 260 faculdades espalhadas pelo Brasil, que é possível cursá-lo.

Conhecimentos necessários para assumir o cargo

Independente do curso escolhido, existem alguns conhecimentos necessários e primordiais para que o profissional seja considerado como um bom gestor, como:

  • Ciência política
  • Cultura política brasileira
  • Controladoria no setor público
  • Direito constitucional
  • Economia
  • Ética
  • Fundamentos da administração pública
  • Gestão de qualidade e operações
  • Governo eletrônico
  • Sociologia

Tanto o bacharel quanto o tecnólogo pode ser cursado presencial ou à distância, onde no EAD o aluno possui maior flexibilidade de horários, para estudar no momento mais conveniente.

Written by