Humanas ou exatas: quais as diferenças e qual seguir?

Alguém já lhe perguntou se você é de humanas ou exatas? Se sim, o que você respondeu? Se você não soube o que responder ou respondeu umas das opções e depois ficou se questionando se a resposta realmente descrevia você, então você está no lugar certo. Neste texto vamos abordar as principais diferenças entre essas duas áreas tão distintas e lhe ajudar a entender à qual delas você pertence. Afinal, se você está pensando em escolher uma carreira para seguir, é importante você saber primeiro em qual área você possui mais aptidão. Pois, esta é uma decisão muito importante, que vai definir o seu futuro profissional e até mesmo pessoal. Mas fique tranquilo, estamos aqui para lhe ajudar nesta tarefa!

Humanas ou exatas? Quais as diferenças entre elas?

A ciência é dividida em três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências biológicas e ciências exatas. As ciências biológicas estudam, investigam e preservam a vida e o os organismos vivos, como plantas, animais e o ser humano. Já as ciências humanas estudam e classificam as interações do ser humano com a sociedade, através das relações, cultura e a história. Por fim, as ciências exatas estudam e descrevem fenômenos naturais do planeta Terra e da Galáxia através da linguagem matemática.

Quais as características de quem é de humanas?

Geralmente as pessoas possuem mais afinidade por uma área ou por outra, afinal cada ser humano possui suas habilidades e preferências. Então como saber se você é de humanas? Bom, não ter afinidade com números já é um forte indício. Mas não é só isso! Existem outras características que são típicas do “pessoal das humanas”.

Leitura

Uma das principais características de uma pessoa de humanas é o gosto pela leitura. Portanto, se você está pensando em fazer um curso da área de humanas, saiba que esta é uma característica que se você ainda não tem, precisará ter. Pois, a grande parte das grades curriculares destes cursos demandam uma boa quantidade de leituras, tanto de livros, quanto de artigos científicos.

Capacidade Reflexiva

Outra característica muito importante para um estudante de humanas é a capacidade de reflexão, ou seja, você precisa conseguir ler um texto, entender o que você leu e conseguir refletir sobre o tema. Caso contrário, a leitura se resumo em um ato mecânico e sem nenhuma utilidade importante.

Gostar de atualidades

Também é interessante que você goste de estar sempre atualizado, pois a sociedade está em constante transformação. Se você não se mantiver por dentro das atualidades, facilmente se tornará um profissional defasado depois da formação.

Ser uma pessoa crítica

Outra característica típica desta área é a criticidade. Os estudantes da área de humanas precisam estudar com o senso crítico em alerta, pois, ao contrário das ciências exatas, aqui não há verdades absolutas. Você precisa estar preparado para isso.

Quais as características de quem é de exatas?

Se você não se encaixou nas características acima, é possível que você seja o que comumente chamamos de pessoa de exatas. Vejamos agora quais são as principais características de quem é de exatas e se você as possui.

Gosto pelos números

A principal característica de alguém de exatas é o gosto pelas números, por fazer contas e resolver problemas através da linguagem matemática. As pessoas que possuem essa propensão, geralmente têm mais facilidade em efetuar cálculos de cabeça, equacionar frases do idioma corrente e visualizar facilmente a lógica por detrás de sentenças.

Racionalidade

Quem possui afinidade pela área de exatas consegue enxergar facilmente padrões em situações e são mais propensos a pensar de forma racional. Para pessoas com este perfil, situações que não possuem uma lógica racional clara podem gerar uma certa dificuldade de entendimento. Também costumam ser pessoas mais metódicas e com pensamento linear.

Interesse por soluções

As pessoas de exatas estão geralmente mais focadas em encontrar soluções para problemas do que filosofar sobre eles. São pessoas que não possuem tanta capacidade crítica sobre situações e buscam respostas binárias, como sim ou não. Não costumam ficar horas discutindo sobre um assunto que não terminará em uma solução.

Afinal, sou de humanas ou exatas?

É bem possível que você tenha se identificado mais com uma das áreas do que com a outra. Entretanto, não há problema algum se você não se identificou apenas com uma das áreas, pois somos seres extremamente complexos. Porém, se você está planejando iniciar um curso de graduação, será necessário você optar por apenas um. Caso você ainda esteja com muita dúvida sobre o que cursar, uma saída muito interessante é participar de uma feira de profissões. Elas demonstram na prática o dia a dia que você terá após concluir a formação, então você pode vislumbrar um pouco do como será sua rotina caso escolha determinada profissão. Outra opção interessantíssima é um realizar um teste vocacional com um profissional que analisará de forma minuciosa sua personalidade e lhe dará no final um relatório das profissões mais indicadas de acordo com o seu perfil.