Qual é o melhor curso para trabalhar em banco?

Trabalhar em um banco público, como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, ou privado, é o sonho de muitas pessoas, pois além de ser um trabalho bem remunerado, ele é promissor. Pois, geralmente quem deseja avançar na carreira possui muitas oportunidades dentro da rede bancária. E mesmo que você deseje ser somente um escriturário, as vantagens são inúmeros. Desde benefícios como vale alimentação bem pago, estabilidade e rotina de trabalho em um ambiente agradável. Se trabalhar em um banco também é o seu sonho, vem comigo que vou te contar tudo que você precisa saber para realizá-lo! Aqui você aprenderá qual o curso para trabalhar em banco que você precisará cursar.

Qual o curso que você precisa fazer para trabalhar em banco?

Quando pensamos em um funcionário de um banco, lembramos logo do escriturário, aquela pessoa que está sempre em sua mesa à disposição do cliente, certo? Porém, há diversos outros cargos que podem ser ocupados em uma instituição bancária, seja ela público ou privada. Pois, assim como qualquer instituição, o banco também necessita de profissionais da área de tecnologia, da área de contabilidade, finanças, direito, estatística e até matemática. Por isso, vamos listas agora qual o curso de graduação mais indicado para você trabalhar em banco.

Administração

O curso mais comum para trabalhar em banco é o de administração, pois este curso engloba várias áreas de dentro de um banco, como administração de rotinas administrativas, finanças, contabilidade, gestão de pessoas, gestão de projetos e funcionamento organizacional. O profissional formado em administração possui bastante liberdade de crescimento dentro do banco, pois pode trabalhar em diversos setores. Por conta disso, ele pode se adaptar mais facilmente às vagas disponíveis e se especializar para subir na carreira.

O curso de administração não está entre os mais concorridos e possui uma baixa taxa de evasão. Sendo considerado, portanto, um curso relativamente tranquilo. Ele possui também a vantagem de poder ser cursado à distância, em diversas instituições educacionais aqui do Brasil.

Contabilidade

O curso de ciências contábeis também é uma ótima opção de curso para trabalhar em banco, pois assim como o administrador, o contador também é muito procurado por essas instituições. Ele pode trabalhar garantindo a saúde financeira da empresa, no controle das entradas e saídas de dinheiro, ou trabalhar diretamente com os clientes. Afinal, o contador é um profissional indispensável em qualquer empresa, como não haveria de ser em uma instituição que opera tanto dinheiro como um banco?

Sobre o curso de contabilidade, é um curso com concorrência parecida com a administração, sendo considerado um curso relativamente fácil de ingressar. Também pode ser cursado de forma EAD, não possui muita evasão e é uma área excelente para concursos. Entretanto, se você optar por cursas ciências contábeis, fique preparado para trabalhar com muitos números. Portanto, é necessário que você seja bom em matemática e tenha uma certa afinidade com as exatas.

Gestão de Recursos Humanos

Toda empresa é feita por pessoas e, portanto, um bom clima organizacional é essencial para o bom funcionamento da rotina de trabalho. Por isso, é extremamente importante para uma intuição bancária ter um bom gestor de pessoas. Ele será a pessoa responsável por organizar a equipe de funcionários, administrar conflitos e cuidar do crescimento de cada um dentro da empresa, evitando desta forma injustiças e um clima de descontentamento entre colegas. Este profissional também pode ser o responsável pela folha de pagamento e demais rotinas atreladas ao pagamentos dos salários dos empregados.

O curso de Gestão de Recursos Humanos é um bom curso para trabalhar em banco, indicado para quem gosta de trabalhar intermediando pessoas. Pode ser cursado à distância e pode ser cursado em até 4 semestres. É excelente para quem deseja se formar o mais rápido possível e já ingressar no mercado de trabalho.

Direito

O bacharel em direito também é um profissional imprescindível para as organizações bancárias, pois ele será o responsável por toda área jurídica da corporação, como redigir contratos e garantir que não há falhas jurídicas na prestação dos serviços. O curso de direito já é um curso um tanto quanto mais complexo, porém é uma excelente opção de curso, pois abre diversas possibilidades ao graduando.

Matemática ou Estatística

Uma profissão nova e que vêm ganhando muito espaço nas grandes empresas é o cientista de dados. Ele é o profissional que cuida, trata e analisa dados, fazendo previsões e criando estratégias de ação baseadas nas estatísticas correlacionais. Para se tornar um cientista de dados, você precisará cursar bacharel em matemática ou em estatística e se especializar depois na área de programação computacional.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por último, mas não menos importante está o profissional da área de tecnologia da informação. Todas as empresas da atualidade não funcionam mais se não houver sistemas e aplicativos para operar. Portanto, este é um profissional disputadíssimo pelas instituições e muito bem remunerado! Tornando este um ótimo curso para trabalhar em banco!

Agora que você já conhece os melhores cursos para poder ingressar em um banco, escolha o mais adequado para você e vá em frente! Se você realmente quiser, você pode qualquer coisa! Inclusive realizar o seu sonho de trabalhar em um banco. Boa sorte na sua jornada.